2 de outubro de 2017
Estamos na fronteira entre dois mundos: o real e o virtual! Situação gestada pelo grande avanço social na era do conhecimento e da informação impulsionada pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. Neste cenário enfrentamos novos desafios e dificuldades; mas também vislumbramos novas possibilidades e oportunidades.
Assim pensando, ocorre a ideia de criar e usar a ferramenta do blog para disponibilizar determinada produção cultural, compartilhar conhecimentos e buscar a interatividade com o objetivo de conseguir a participação e colaboração dos internautas e seguidores.
O espaço será ocupado por uma narrativa, uma aventura humana e por comentários específicos sobre situações do nosso cotidiano.
O tema amplo versará sobre “o tempo de movimento”. Como homens realizam a travessia em busca de novas oportunidades e não só constroem suas vidas como participam de um longo processo de colonização nas Américas, abrem caminhos, estabelecem novas fronteiras, dão origem a uma nova raça, a dos paulistas, formam a região do Vale do Paraíba Paulista e descobrem o ouro nas Minas Gerais. Movimento que cessa com a guerra, a “Guerra dos Emboabas”. Daí o título, pois a palavra movimento diz exatamente isso, coisas e pessoas que se mexem, que se espalham e depois desaparecem. Mas que dão origem a novas questões, valores e identidades. Estes movimentos proporcionam uma grande mudança que é cultural.
Os resultados foram amplos e duradouros ao realizar a integração do centro-sul brasileiro, a formação do brasileiro e o grande mistério do aparecimento, da devoção popular e do culto de Nossa Senhora Aparecida.
Vamos revisar o passado comum, avivar a memória coletiva buscando sempre a ressonância com a realidade atual e buscar tornar inteligível a herança do passado. Gostaria de contar com a sua participação e colaboração no entendimento e aprofundamento dos assuntos tratados.
Vamos fazer o caminho juntos!
Leia também:
As travessias
A travessia de Martim Afonso de Souza
Pingback: Francisco Sodero()
Pingback: Francisco Sodero()
Pingback: Francisco Sodero()
Pingback: Francisco Sodero()
Pingback: Francisco Sodero()